Camada 1@0.5x_neg
Conheça os projetos desenvolvidos pela Fundação Iniciativa
Compartilhar

Iniciativas capacitam crianças e adolescentes para diferentes áreas da vida 

Desde que abriu as portas para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em 1988, a Fundação Iniciativa demonstra preocupação em manter em funcionamento uma série de Projetos que objetivam beneficiar e capacitar seus acolhidos. Que tal dar uma espiadinha no post de hoje para conhecer as atividades que nossa instituição desenvolve nas áreas de culinária, educação, serviço social, saúde e lazer e cultura?

1) Projetos na área da educação

  • Projeto Soprar Conhecimento

O projeto Soprar Conhecimento permite que crianças e adolescentes desenvolvam o aprendizado técnico e artístico por meio da participação em oficinas profissionalizantes, de educação musical, de arte, comunicação e cultura e de psicopedagogia.

As iniciativas têm como objetivo promover o bem-estar dos acolhidos e torná-los capazes de dialogar, interagir e negociar com o cotidiano. As atividades também visam contribuir para o fortalecimento do espírito criativo e inventivo dos indivíduos. Em nossa instituição, as pessoas são estimuladas a descobrirem seus talentos e colocá-los em prática!

Novo projeto da Fundação, o Comunicarte, pode contribuir para o ingresso de jovens mulheres no mercado de trabalho

  • Outras iniciativas

A Fundação Iniciativa é responsável pela inserção de crianças e adolescentes na rede pública de ensino. Contamos com o auxílio de uma pedagoga treinada para acompanhar o desenvolvimento escolar dos acolhidos e identificar suas principais potencialidades e dificuldades (que, aliás, podem ser plenamente superadas por meio da aplicação de atividades de nivelamento em aulas de reforço, por exemplo). Também destacam-se em nosso quadro de colaboradores as “cuidadoras residentes”, que ficam encarregadas de checar diariamente o andamento das tarefas acadêmicas realizadas pelos amparados.

Conforme a idade e as aptidões que apresentam, as crianças podem ser incluídas em projetos de contraturno escolar onde ocorrem atividades e palestras a respeito de assuntos como segurança alimentar e conscientização ambiental.

2) Projeto Iniciativa Culinária 

Fonte: Divulgação/Fundação Iniciativa

Assim como a Eliana, a galera da Fundação Iniciativa também acredita que comer é o melhor para poder crescer ♫ e se manter saudável. É justamente por isso que um de nossos projetos objetiva incentivar a produção de alimentos por meio de oficinas teóricas e práticas. Nelas, crianças e adolescentes aprendem como descobrir competências e aperfeiçoar habilidades na área da cozinha. As experiências no ramo gastronômico permitem que os acolhidos conquistem autonomia na preparação de determinadas refeições.

3) Projetos na área de serviço social

A Fundação mantém iniciativas na área de serviço social que objetivam apoiar o acolhido desde o momento da sua chegada à instituição até a hora em que ele é incluído em uma casa lar permanente. Nossa assistente social atua realizando a análise do estudo de caso das crianças e dos adolescentes, orientando suas famílias biológicas sobre garantias assistenciais e inserindo-as em diversos projetos, prestando encaminhamento aos recursos da comunidade, disponibilizando informações a respeito de benefícios e serviços governamentais e articulando continuamente a rede de proteção dos direitos dos amparados. Ufa, quanto trabalho!

4) Projetos na área da saúde 

Devido à negligência ou ao abandono familiar que sofrem antes de chegarem à instituição, muitos indivíduos apresentam problemas de saúde e necessitam de acompanhamento especializado para se recuperarem. Como compreende o fato óbvio de que pessoas saudáveis são mais felizes e ativas, a Fundação Iniciativa trabalha para garantir que seus acolhidos tenham acesso à consultas avaliativas e exames médicos e odontológicos sempre que precisarem.

5) Projetos na área de lazer e cultura

Pelo fato de cultivarmos uma forte crença de que podemos desenvolver o potencial de nossos acolhidos por meio da oferta de atividades recreativas, mantemos em funcionamento uma série de projetos que incentivam o despertar cultural, a prática de esportes e o fortalecimento da cidadania. As crianças e os adolescentes amparadas pela Fundação Iniciativa participam rotineiramente de passeios a locais como museus, clubes, zoológico, cinemas, parques de diversões, parques ecológicos e teatros. Também costumam marcar presença em festas comemorativas e palestras.

Vale mencionar que muitos dos nossos projetos culturais são viabilizados pela nossa linda e estruturada rede de voluntários. Se não contasse com o apoio de pessoas genuinamente preocupadas com o bem-estar do próximo, provavelmente a Fundação Iniciativa não seria o que é hoje: uma instituição de acolhimento referência na cidade de Curitiba.

Sendo voluntário na Fundação, você poderá impactar o destino de crianças e adolescentes que buscam um final feliz para suas histórias de vida. Clique aqui para descobrir com quais atividades é possível se envolver e venha fazer parte de uma linda corrente do bem!

7 razões para ser voluntário na Fundação Iniciativa

5 mitos que te impedem de ajudar o próximo

Doar faz bem (para nós e para você também!) 

Por: Lais Pontin Matos

Compartilhar