Contribuintes pessoas físicas ou jurídicas podem doar uma parte do Imposto de Renda devido para programas sociais e entidades de Curitiba, que atendem crianças e adolescentes. CLIQUE AQUI.
Doadores potenciais
- Pessoas Físicas que declaram Imposto de Renda pelo formulário completo
- Pessoas Jurídicas que são tributadas pelo Lucro Real e que estejam recolhendo imposto
Para PF: duas opções
Pessoas Físicas têm duas opções: destinar até 6% do imposto de renda devido calculando o valor, emitindo e pagando o boleto deste link; ou destinar até 3% na própria declaração. Para isto, utilize o formulário completo e sinalizar esta opção diretamente no programa da Receita Federal.
Para PJ: até 1%
Pessoas Jurídicas que estejam no regime de tributação real podem destinar até 1% do imposto de renda devido.
Fundo ou projetos
Nos dois casos, é possível escolher se quer destinar o valor para o Fundo Municipal para Criança e Adolescente – FMCA ou para projetos específicos da entidade de sua preferência.
Mais informações
Informações detalhadas podem ser obtidas na Diretoria Financeira da FAS.
Telefones: (41) 3250-7933 e (41) 3350-3583
Fonte: Fundação de Ação Social
Doe agora
Acho que você já sabe que ao longo do ano, você acaba pagando imposto de renda também, especialmente através de desconto na folha de pagamento. Além desse imposto, há o que pode surgir quando você faz sua declaração anual de Imposto de Renda. E é aí que entra o termo: imposto devido nada mais é do que o valor que você ainda precisa pagar à Receita Federal, fora o valor já pago. Na hora da declaração, o próprio programa da receita já calcula o valor do imposto devido. Se por acaso você já pagou, ao longo do ano, mais imposto do que deveria, o saldo ficará positivo, e aí você tem direito à restituição.
Existem duas formas de declarar seus rendimentos: através de formulário simplificado e através de formulário completo. A diferença não é só de complexidade, viu? Na declaração simplificada, você vai receber um desconto de 20% no imposto a pagar. Já na declaração completa, você informa todas as suas despesas dedutíveis, que podem ser:
- Despesas médicas;
- Despesas com instrução;
- Despesas com dependentes;
- Contribuição com a previdência oficial (“INSS”)
- Contribuição para previdência complementar
- Pagamento de pensão alimentícia
- Livro-caixa
Enquanto a declaração simplificada é indicada para quem possui poucas chances de desconto na declaração ou uma fonte única de renda, a declaração completa é indicada para quem tem mais despesas como as listadas acima pra declarar. No entanto, para exercer a solidariedade e fazer uma doação para a Fundação Iniciativa, só é permitida uma opção: a declaração completa.
Passo 1 - Declaração
Clique aqui e você será redirecionado para a página oficial da Receita Federal. Lá, você vai baixar o software oficial do Imposto de Renda, que é por onde será feita toda a sua declaração. Ah, lembrando que você precisa ter conta na plataforma gov.br. (foto)
Após baixar o programa e se conectar na sua conta gov.br, você clica na aba “nova”, depois em “iniciar declaração em branco”, digita seu CPF e clica em ok. (foto)
Depois de digitar seu CPF, o nome aparece automaticamente. Ao clicar em ok, você é redirecionado para a página com os formulários para preencher. (foto)
Passo 2 - Fichas da declaração
Passo 3 - Criança e adolescente
Depois de clicar ali, a tela muda. Geralmente é a aba “Criança e Adolescente”, que é a que nos interessa aqui, que vem aberta, mas vale a pena conferir. Estando na aba “Criança e Adolescente”, clique em “novo” (foto) .
Passo 4 - FMDCA Curitiba
Passo 5 - Valor
Agora a doação será destinada para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança de Curitiba. Ok, mas quanto vou doar? É isso que você precisa informar ao programa. Pra te ajudar, ele te informa, ali no cantinho direito, o valor máximo que você pode doar. (foto) Depois de digitar o valor, não esqueça de clicar em ok. Depois de clicar em ok, vai aparecer uma tela com o resumo do que você acabou de preencher. Lembra daquela aba “Criança e Adolescente”? Pois é, agora ela não estará mais em branco (foto).
Passo 6 - Imprimir
Agora é hora de ir lá no cantinho esquerdo de novo e rolar bastante a barra de rolagem até chegar no campo “Imprimir” (foto) . Clique em “Darf – Doações diretamente na declaração – ECA” (foto).Vai abrir uma janelinha com seu nome e CPF em uma lista. Clica bem em cima dessa linha (foto), Com a opção selecionada, clique em “imprimir” e depois em “ok”(foto).
Passo 7 - Direcionar a doação
Você fez uma doação para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba. Como garantir que a doação vai chegar aqui na Fundação Iniciativa. Basta mandar um e-mail para [email protected]. Vou deixar aqui um modelinho do que você precisa escrever no e-mail, é só copiar e colar. Ah, não esqueça: você precisa anexar, neste mesmo e-mail, o DARF e o comprovante de pagamento.
Assunto: Doação de IRPF
Olá, Fundação Iniciativa.
Eu, [Nome completo], CPF [número do CPF], Endereço [endereço completo] e telefone [número de telefone], DECLARO , conforme os documentos anexos, que doei, através da minha declaração de imposto de renda, o valor de R$ [valor] para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba-PR. CNPJ 12.003.012/0001-59 , e que desejo que esse valor seja integralmente direcionado à Fundação Iniciativa, CNPJ 81.173.320/0001-45, com endereço sede na Rua Syrth Requião Pereira, 58 Curitiba. Paraná . Brasil . CEP 81570260.
Atenciosamente,
[Nome completo]
Veja o tutorial em vídeo
Nossas crianças merecem ir mais longe. O dinheiro arrecadado com as doações via Imposto de Renda, compraremos uma van nova, o que vai ampliar as possibilidades de passeios, além de atividades educativas e de saúde em conjunto.
Quer aprender mais? Continue navegando
- UOL – IR 2024: como doar parte do imposto a pagar a entidades beneficientes
- Receita Federal – Como fazer a declaração?
- Remessa completa – IR 2024: Declaração Completa ou Simplificada?
- Receita Federal – Tabela de Tributação do Imposto de Renda 2024
- Ministério da Fazenda – Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda a projetos sociais