Camada 1@0.5x_neg
Nossos Projetos
Inclusão social
Socialização
Descoberta de talentos
Bem estar integral
COMO NOSSOS
PROJETOS AJUDAM?

O acolhimento institucional é um espaço de formação dúbio que tanto pode possibilitar aos acolhidos institucionalmente o desenvolvimento da submissão, da dependência e da insegurança; como o da iniciativa, da responsabilidade, da criticidade e da autonomia. Um dos principais fatores determinantes para seus resultados é a METODOLOGIA INSPIRATIVA destes espaços. Neste contexto, não há como negar que o processo de reordenamento institucional das casas lares da Fundação Iniciativa é primoroso, pois perpassa pela via de uma abordagem multidisciplinar do Serviço Social, da Psicologia, da Pedagogia e da Terapia Ocupacional, onde as Artes podem ser o fio condutor, pois uma sociedade se faz de sujeitos capazes e não de objetos de cuidado.

É verificada periodicamente as condições de moradia das crianças, por meio da visita de equipe técnica em manutenção predial. A imagem e a identidade da criança em acolhimento institucional é preservada por meio de restrição de visitas nas casas lares por parte das famílias biológicas (as visitas são realizadas no “Centro de Atividades” da Fundação).

Soprar Conhecimento

O projeto “Soprar Conhecimento” possibilita / oferece o aprendizado técnico e artístico, resultando no bem estar de crianças e adolescentes e possivelmente, um bom retorno às famílias, biológicas, extensivas ou à sociedade. O objetivo é executar atividades multidisciplinares psicológicas e pedagógicas por meio da arte que subsidiem a criança e o adolescente para aprenderem a dialogar, interagir e negociar com o cotidiano, ajudando-os a conquistar cidadania, a desenvolver criatividade e inventividade.

Estimular
habilidades,
talentos e
potencialidades
Valorizar
novos hábitos,
sabores e
saberes
Desenvolver
sensibilidade
sensorial no
preparar receitas
Estimular o
raciocínio e a
responsabilidade
INICIATIVA CULINÁRIA

É um projeto que visa associar de forma interativa e participativa a produção de alimentos por meio de oficinas teóricas e práticas que trabalham o desenvolvimento e a autonomia de crianças e adolescentes em contato com habilidades e competências básicas para a área da cozinha. O alimento servirá, portanto, como instrumento teórico-prático facilitador do despertar da curiosidade para o aprendizado, motivando a criatividade como um dos impulsos da produção do conhecimento e da compreensão das habilidades.

SERVIÇO SOCIAL

O serviço social efetiva o acolhimento institucional da criança do momento de chegada até o momento de inclusão em casa lar permanente. Este acompanhamento é realizado junto à equipe técnica da instituição. Cada criança em situação de acolhimento tem o estudo de caso realizado por meio dos instrumentos técnicos operativos do serviço social (visitas domiciliares, reuniões com a equipe técnica, reuniões técnicas com a Vara da Infância). A Assistente Social também orienta a família biológica dos direitos sócios-assistenciais, presta encaminhamento aos recursos da comunidade, informação de benefícios e serviços governamentais, articula continuamente a rede de proteção dos direitos da criança e insere as famílias em projetos sociais.

Acompanhamento
com pediatra,
regularização de vacinação
Encaminhamento
para Especialistas,
que forem necessários
Tratamento
e cuidados
odontológicos
Estimular novos
hábitos de higiene
e alimentação
SAÚDE

As crianças e adolescentes são inseridos e acompanhados na rede pública de saúde e cadastradas na unidade de saúde para que seja feito uma consulta avaliativa e solicitação dos exames necessários. A avaliação das crianças que precisam de encaminhamento para terapias se dará pela observação do comportamento da criança em seu ambiente de convívio das casas lares e por indicação da escola, bem como através do histórico da criança. Este encaminhamento será feito pelo contato com profissionais que atuem em parceria e será feito um acompanhamento por meio de contatos telefônicos bem como entrevistas e devolutivas com o profissional, verificando e repassando informações relevantes concernentes ao processo evolutivo da criança.

EDUCAÇÃO

A criança e o adolescente acolhidos são inseridos na rede pública de ensino, por transferência institucional ou nova matrícula escolar pela respectiva idade e série. A Pedagoga acompanha o desenvolvimento escolar por meio de reuniões com as “cuidadoras residentes” e a equipe pedagógica da escola fazendo o registro em fichas individuais das crianças. A partir da verificação das dificuldades encontradas proporcionarem reforço escolar com atividades de nivelamento dependendo da necessidade de cada criança.

Conhecendo
a cidade: parques,
museus, praças, etc.
Incentivo à cultura: Cinema,
teatros e clubes
Programação especial
de férias: praia e campo
Festas comemorativas
e festas de aniversário
individuais
LAZER E CULTURA

São desenvolvidas atividades de incentivo à cultura, ao esporte, ao lazer e à cidadania por meio de visitas a museus, projetos ambientais, apresentações culturais e esportivas. Oportuniza-se a rede de voluntários para atividades de educação, lazer e cultura por meio de realização de festas comemorativas, passeios e palestras. Realizam-se atividades de interação entre as crianças e a comunidade local por meio de inserção em projetos sociais, atividades lúdicas e recreativas e participação em atividades religiosas.
Passeios culturais – Conhecendo a cidade: Serão promovidos ao longo do ano diversos passeios culturais pela cidade, tais como: visitas a museus, clubes, zoológico, cinemas, parques de diversões, teatros e parques ecológicos de Curitiba.

Soprar Conhecimento

OFICINAS de Educação Musical. A música tem um papel importantíssimo no processo de formação de um indivíduo. Musicalizar é dar, ao indivíduo, as ferramentas básicas para a compreensão e utilização da linguagem. Integrada ao profissional de psicologia, a musicoterapia facilita o relacionamento, a expressão, a organização, a aprendizagem, a mobilização e o relaxamento. Desenvolve capacidades e/ou restaura funções da pessoa, para promover a sua qualidade de vida.

OFICINAS de Arte, Comunicação e Cultura. A arte e a cultura já são reconhecidas pela educação global como importantes fontes de conhecimento, expressão e desenvolvimento da criança e do adolescente.A utilização da arte como ferramenta de aprendizado pode ser realizada de diferentes formas que vão da música à pintura, sendo possível oferecer ao aluno diversos caminhos para ao aprendizado e expressão.

Em cenários de vulnerabilidade e risco social e arte é uma importante aliada na transformação social do indivíduo, pois serve como um canal de acesso e comunicação com o público e faz bem para a saúde do corpo e da mente. A arte colabora com o desenvolvimento, interpretação, imaginação, raciocínio, comunicação entre outros pontos.

OFICINAS de Psicopedagogia que aproveitam as atividades da oficina de artes, com o objetivo de investir em cada criança e adolescente na capacidade de construir um novo projeto de vida, com mais atuação e autonomia.

OFICINAS Profissionalizantes que resgatam autoestima e proporcionam autonomia: Informática, Design Gráfico e Estamparia.

Iniciativa culinária

Oficinas lúdicas gastronômicas direcionadas com o intuito de despertar o gosto pela aprendizagem, associando de forma interativa e participativa à produção de alimentos e a nutrição. Por meio de uma ampliação em seu repertório culinário, cultural, social e sensorial, o alimento serve para estimular a aprendizagem em diferentes aspectos. Através do projeto, as crianças podem se desenvolver e minimizar os efeitos da defasagem educacional e social que a maioria carrega, oriundos de seu processo de exclusão, violência e discriminação social.

Oficinas de aulas teóricas-práticas para as cuidadoras (Mães Sociais), visando a oportunidade de aprender novas receitas, tendo uma relação direta com os alimentos. Além disso, são oferecidos conhecimentos voltados à conservação de produtos e higiene.

Serviço Social
  • Realiza encaminhamento, discussão e planejamento conjunto com outros atores da rede de serviços e do SGD das intervenções necessárias ao acompanhamento das crianças e adolescentes e suas famílias
  • Organiza as informações das crianças e adolescentes e respectivas famílias, na forma de prontuário individual
  • Elabora encaminhamento e discussão com autoridade judiciária e Ministério Público de relatórios semestrais sobre a situação de cada criança e adolescente apontando:
    • possibilidades de reintegração familiar;
    • necessidade de aplicação de novas medidas;
    • quando esgotados os recursos de manutenção na família de origem, a necessidade de encaminhamento para adoção;
Saúde

As orientações a respeito das atividades da vida diária são abordadas por meio de palestras educativas, dinâmicas de grupo, orientações diretas individuais com treinamento de habilidades quando necessário e vivências.  Estão incluídas nesses processos as atividades: arrumar-se, higiene oral, banho de chuveiro, higiene no vaso sanitário, cuidado com aparelhos pessoais, vestir-se, alimentação e refeições, rotina de medicação, manutenção da saúde, socialização, comunicação funcional, mobilidade funcional, mobilidade na comunidade, resposta de emergência e expressão sexual.

Também existe uma atenção especial a questões odontológicas. No Brasil, em 2018, quase 27% das crianças de 18 a 36 meses apresentaram pelo menos um dente decíduo com cárie, e a proporção chegou a quase 60% na faixa de 5 anos. Na dentição permanente, quase 70% das crianças de 12 anos e cerca de 90% dos adolescentes (15 a 19 anos) apresentaram ao menos um dente com experiência de cárie. Entre as conclusões, a análise apontou a carência que a população de baixa renda têm em relação ao tratamento odontológico e as noções de cuidados bucais.

Muitas crianças e adolescentes, ao serem acolhidas na fundação, apresentam-se debilitadas fisicamente, fracas, desnutridas ou anêmicas, devido à negligência ou abandono familiar. Estas situações ferem o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante direitos básicos, principalmente de acesso regular e permanente à nutrição de alimentos de qualidade, em quantidade suficiente para uma vida saudável. Objetiva-se a melhora nutricional de crianças usuárias do sistema integral, através de uma alimentação mais saudável, equilibrada e saborosa.

Educação

A criança e o adolescente acolhidos são inseridos na rede pública de ensino, por transferência institucional ou nova matrícula escolar pela respectiva idade e série. A Pedagoga acompanha o desenvolvimento escolar por meio de reuniões com as “cuidadoras residentes” e a equipe pedagógica da escola fazendo o registro em fichas individuais das crianças. A partir da verificação das dificuldades encontradas proporcionarem reforço escolar com atividades de nivelamento dependendo da necessidade de cada criança.

As “cuidadoras residentes” acompanham diariamente as tarefas escolares e contam com o suporte técnico dado pela pedagoga e com a orientação a respeito das atividades de pesquisa. A inserção da criança em projeto de contraturno escolar é feita conforme a idade da criança e aptidões apresentadas. São programadas atividades que orientem a segurança alimentar e que desperte a conscientização ambiental realizando palestras e atividades externas que possibilitem este aprendizado.

Lazer e cultura

Percebemos a exemplo, a interface estabelecida entre a política social de assistência à criança e ao adolescente e o lazer quando, no artigo 227 da CF/1988, atribui ser dever da família, da sociedade e do Estado, garantir esses direitos e outros mais, à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, sendo estas atribuições reforçadas no ECA e pela Convenção Mundial sobre os Direitos da Criança:

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária (ECA, 1990, art., 4º. p.1)

São desenvolvidas atividades de incentivo à cultura, ao esporte, ao lazer e à cidadania por meio de visitas a museus, projetos ambientais, apresentações culturais e esportivas. Oportuniza-se a rede de voluntários para atividades de educação, lazer e cultura por meio de realização de festas comemorativas, passeios e palestras. Realizam-se atividades de interação entre as crianças e a comunidade local por meio de inserção em projetos sociais, atividades lúdicas e recreativas e participação em atividades religiosas.

Passeios culturais – Conhecendo a cidade: Serão promovidos ao longo do ano diversos passeios culturais pela cidade, tais como: visitas a museus, clubes, zoológico, cinemas, parques de diversões, teatros e parques ecológicos de Curitiba.