O acolhimento institucional é um espaço de formação dúbio que tanto pode possibilitar aos acolhidos institucionalmente o desenvolvimento da submissão, da dependência e da insegurança; como o da iniciativa, da responsabilidade, da criticidade e da autonomia. Um dos principais fatores determinantes para seus resultados é a METODOLOGIA INSPIRATIVA destes espaços. Neste contexto, não há como negar que o processo de reordenamento institucional das casas lares da Fundação Iniciativa é primoroso, pois perpassa pela via de uma abordagem multidisciplinar do Serviço Social, da Psicologia, da Pedagogia e da Terapia Ocupacional, onde as Artes podem ser o fio condutor, pois uma sociedade se faz de sujeitos capazes e não de objetos de cuidado.
É verificada periodicamente as condições de moradia das crianças, por meio da visita de equipe técnica em manutenção predial. A imagem e a identidade da criança em acolhimento institucional é preservada por meio de restrição de visitas nas casas lares por parte das famílias biológicas (as visitas são realizadas no “Centro de Atividades” da Fundação).
O projeto “Soprar Conhecimento” possibilita / oferece o aprendizado técnico e artístico, resultando no bem estar de crianças e adolescentes e possivelmente, um bom retorno às famílias, biológicas, extensivas ou à sociedade. O objetivo é executar atividades multidisciplinares psicológicas e pedagógicas por meio da arte que subsidiem a criança e o adolescente para aprenderem a dialogar, interagir e negociar com o cotidiano, ajudando-os a conquistar cidadania, a desenvolver criatividade e inventividade.
É um projeto que visa associar de forma interativa e participativa a produção de alimentos por meio de oficinas teóricas e práticas que trabalham o desenvolvimento e a autonomia de crianças e adolescentes em contato com habilidades e competências básicas para a área da cozinha. O alimento servirá, portanto, como instrumento teórico-prático facilitador do despertar da curiosidade para o aprendizado, motivando a criatividade como um dos impulsos da produção do conhecimento e da compreensão das habilidades.
O serviço social efetiva o acolhimento institucional da criança do momento de chegada até o momento de inclusão em casa lar permanente. Este acompanhamento é realizado junto à equipe técnica da instituição. Cada criança em situação de acolhimento tem o estudo de caso realizado por meio dos instrumentos técnicos operativos do serviço social (visitas domiciliares, reuniões com a equipe técnica, reuniões técnicas com a Vara da Infância). A Assistente Social também orienta a família biológica dos direitos sócios-assistenciais, presta encaminhamento aos recursos da comunidade, informação de benefícios e serviços governamentais, articula continuamente a rede de proteção dos direitos da criança e insere as famílias em projetos sociais.
As crianças e adolescentes são inseridos e acompanhados na rede pública de saúde e cadastradas na unidade de saúde para que seja feito uma consulta avaliativa e solicitação dos exames necessários. A avaliação das crianças que precisam de encaminhamento para terapias se dará pela observação do comportamento da criança em seu ambiente de convívio das casas lares e por indicação da escola, bem como através do histórico da criança. Este encaminhamento será feito pelo contato com profissionais que atuem em parceria e será feito um acompanhamento por meio de contatos telefônicos bem como entrevistas e devolutivas com o profissional, verificando e repassando informações relevantes concernentes ao processo evolutivo da criança.
A criança e o adolescente acolhidos são inseridos na rede pública de ensino, por transferência institucional ou nova matrícula escolar pela respectiva idade e série. A Pedagoga acompanha o desenvolvimento escolar por meio de reuniões com as “cuidadoras residentes” e a equipe pedagógica da escola fazendo o registro em fichas individuais das crianças. A partir da verificação das dificuldades encontradas proporcionarem reforço escolar com atividades de nivelamento dependendo da necessidade de cada criança.
São desenvolvidas atividades de incentivo à cultura, ao esporte, ao lazer e à cidadania por meio de visitas a museus, projetos ambientais, apresentações culturais e esportivas. Oportuniza-se a rede de voluntários para atividades de educação, lazer e cultura por meio de realização de festas comemorativas, passeios e palestras. Realizam-se atividades de interação entre as crianças e a comunidade local por meio de inserção em projetos sociais, atividades lúdicas e recreativas e participação em atividades religiosas.
Passeios culturais – Conhecendo a cidade: Serão promovidos ao longo do ano diversos passeios culturais pela cidade, tais como: visitas a museus, clubes, zoológico, cinemas, parques de diversões, teatros e parques ecológicos de Curitiba.