Confira 7 dicas para manter um bom relacionamento familiar e torná-lo mais saudável.
Você provavelmente já deve ter ouvido falar que a família é sinônimo de amor, proteção, cuidado e respeito. Entretanto, sabemos que o convívio familiar nem sempre é uma tarefa fácil. Atualmente, são muitos os fatores que podem influenciar para que os conflitos aconteçam nos lares, afetando assim, a relação entre os membros da família. Neste post, a Fundação Iniciativa vai te dar 7 dicas para ajudar a manter um bom relacionamento familiar. Vamos lá?
1) Seja empático
Todas as pessoas têm suas particularidades e individualidades e, muitas vezes, algumas diferenças podem acabar gerando conflitos. Entretanto, é fundamental lembrarmos que o respeito deve ser a base de qualquer relacionamento familiar.
Você já ouviu a frase “Gentileza gera gentileza”? Pois é exatamente assim! Se colocar no lugar da outra pessoa e tentar entender o outro é um dos principais meios para estabelecermos um relacionamento familiar mais saudável e harmonioso. Ser empático ajuda a fortalecer os laços familiares, gerando mais confiança entre o grupo familiar, promovendo assim, um ambiente mais acolhedor e seguro.
2) Respeite o espaço de cada um
Continuando no mesmo fio da dica anterior: tenha em mente que o respeito é fundamental para construirmos um bom relacionamento familiar. É importante respeitar não só as opiniões divergentes, mas também o espaço das pessoas.
É necessário agirmos com cautela para não sermos invasivos, já que não queremos perder a confiança daquele membro familiar que tanto amamos. Além disso, atire a primeira pedra quem não se sente bem em um local onde seus sentimentos e suas opiniões são respeitados e validados!
3) Entenda a importância do diálogo dentro do relacionamento familiar
O diálogo entre os familiares é fundamental para o estabelecimento de um relacionamento mais saudável e equilibrado. É importante incentivar as pessoas do grupo familiar a falarem como se sentem, pois, assim, elas entenderão que estão em um ambiente que favorece o compartilhamento de medos e inseguranças. O diálogo ajuda a gerar um convívio familiar repleto de confiança e honestidade.
Geralmente, os filhos tendem a guardar o que sentem para si mesmos. Por isso, é necessário que você esteja aberto(a) a escutá-los e demonstre que está disponível para conversar sobre qualquer coisa, fazendo com que entendam que sempre podem desabafar com você.
Dentro do convívio familiar, é normal que pais exijam que seus filhos cumpram com determinadas obrigações. Nesse caso, é importante saber como conversar de forma branda para evitar maiores conflitos. Lembre-se de que criticar constantemente a criança ou o adolescente não irá resolver a situação de forma eficaz. Ao invés disso, uma boa opção é dialogar com eles e fazer com que eles entendam os motivos de estarem sendo cobrados em determinada situação. É somente por meio do diálogo que conseguimos manter um bom relacionamento familiar e estabelecer soluções que favorecem um bom clima entre todos.
4) Divisão de tarefas justas ajuda a manter a harmonia dentro do relacionamento familiar
Quando chega a hora de lavar a louça, as pessoas também costumam sumir aí na sua casa? Sabemos que não é fácil envolver os familiares nas tarefas domésticas, mas um bom diálogo também ajuda a estabelecer divisões de tarefas de forma justa entre os membros da família.
Dessa forma, é importante que os membros da família entendam a importância da divisão de tarefas para um bom convívio familiar. Deve-se estabelecer regras e limites para que todos possam colaborar e ninguém fique sobrecarregado.
Criar uma agenda, onde estão listados os afazeres e os nomes dos responsáveis por executá-los, e colocá-la em um local visível da casa, pode ser uma boa maneira de ajudar na organização e divisão de tarefas da família.
5) Demonstre que se importa por meio de palavras e atitudes
Você também se sente bem quando recebe um elogio ou é abraçado(a) por uma pessoa da qual gosta? Pois é! Dizer palavras de afeto e apoio para membros familiares, principalmente para os filhos, também faz toda a diferença. Sempre que puder, elogie seus familiares e diga para eles o quanto são importantes e o quanto você os ama. Se eles fizerem algo que você gostou, agradeça-os. As pessoas sempre se sentem bem quando são reconhecidas pelo que fazem. As palavras têm um forte poder e usá-las de forma positiva tende apenas a somar na relação familiar.
Mais do que palavras, atitudes também são fundamentais. Pesquisas científicas mostram que o abraço é capaz de nos proteger dos efeitos do estresse, além de fazer bem para a nossa saúde física e emocional. Muitas vezes, um abraço pode ser mais reconfortante do que palavras. Dessa forma, sempre que você puder, abrace as pessoas da sua família. Essa é uma boa forma de fortalecer os laços familiares e fazer com que as pessoas se sintam mais acolhidas e seguras.
6) Peça desculpas
Você já falou algo sem pensar e acabou machucando alguém que gosta? Sabemos que esses momentos não são fáceis. Entretanto, trabalhar a paciência é uma das melhores formas para lidar com essas situações.
Errar é humano, mas você deve reconhecer seu erro e pedir perdão. As crianças tendem a repetir os mesmos comportamentos dos pais e é justamente por isso que os responsáveis por elas devem se esforçar para consertar situações que podem gerar conflitos.
É importante que assim que ocorra algum conflito familiar, o problema seja resolvido o quanto antes para que isso não se transforme em algo maior. Diante do contratempo, uma boa alternativa é ser sincero, expor os sentimentos reprimidos, perdoar ou pedir perdão e tentar encontrar uma solução que seja capaz de acalmar os ânimos dos envolvidos. É importante aprender com a situação para estar preparado(a) para lidar com adversidades futuras.
7) Programar momentos em família é fundamental para fortalecer o relacionamento familiar
Programar momentos em família é fundamental para fortalecer os laços familiares. Reservar um momento da semana para passear com os filhos, assistir filmes junto com eles, jogar um jogo ou levá-los para conhecer algum lugar diferente, são atividades que ajudam a manter um bom convívio familiar.
Ter um bom relacionamento com pais, irmãos e filhos melhora a autoestima dos membros familiares, estimula uma comunicação mais leve e também contribui para que o grupo familiar consiga colecionar boas memórias dos momentos vividos.
Leia também:
- Dicas de filmes para assistir com as crianças
- 5 dicas de livros para crianças
- 5 dicas de filmes para adolescentes
- 5 dicas de livros para adolescentes
Por: Lucianny de Jesus Ribeiro Vieira.