Camada 1@0.5x_neg
5 dicas de livros para crianças
Compartilhar

O hábito da leitura pode aprimorar o pensamento crítico e o vocabulário dos pequenos 

Um estudo realizado pelo departamento de psicologia da universidade de Cambridge em 2018 revelou que as crianças que lêem são mais empáticas. Além disso, também sabe-se que o hábito da leitura pode aprimorar o pensamento crítico e o vocabulário da garotada. No post de hoje, separamos 5 dicas de livros escritos especialmente para os pequenos. Vamos descobrir alguns detalhes das histórias que eles contam?

Fonte: Divulgação/Pexels

1) O Menino Maluquinho (Editora Melhoramentos, 2008) – Ziraldo 

Fonte: Divulgação/Amazon

Criação certeira de Ziraldo, o Menino Maluquinho é um personagem que encanta crianças e adultos pelo fato de estar sempre se divertindo e vivendo a infância como ela realmente deve ser vivida. Considerado a alegria da casa e o líder da sua turma de amigos, o garotinho passa seus dias fazendo versinhos, inventando canções e planejando novas brincadeiras. Repleto de ilustrações (fica a dica para os pequenos que gostam de colorir), o livro foi muito aclamado pela crítica na época de seu lançamento e até hoje destaca-se no universo da literatura infantil.

2) Malala, a menina que queria ir para a escola (Editora Companhia das Letrinhas, 2015) – Adriana Carranca

Fonte: Divulgação/Amazon

Baseado em fatos reais, o livro conta às crianças a história de Malala Yousafzai, uma menina palestina que, aos 10 anos de idade, viu sua cidade ser controlada pelo grupo extremista Talibã. Em 09 de outubro de 2012, a garotinha sofreu um atentado a tiros voltando da escola e ficou entre a vida e a morte. Na obra, tudo é explicado de forma lúdica para que os pequenos entendam como o sonho de uma pessoa (a mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, diga-se de passagem) conseguiu mudar o mundo. 

3) Somos Todos Extraordinários (Editora Intrínseca, 2017) – R.J. Palacio

Fonte: Divulgação/Editora Intrínseca

Baseado no romance Extraordinário, escrito pela mesma autora, o livro retrata os desafios enfrentados por Auggie Pullman, um carismático menino de 10 anos de idade que possui uma grave deformidade facial e que começa a frequentar a escola pela primeira vez na vida. O objetivo da obra é transmitir uma forte mensagem de inclusão e gentileza às crianças. A dica é que os adultos também tirem os lencinhos dos bolsos, pois é impossível não se emocionar com o enredo construído por R.J. Palacio! 

4) Meu Pé de Laranja Lima (Editora Melhoramentos, 2009) – José Mauro de Vasconcelos

Fonte: Divulgação/Amazon

O livro, ilustrado por Jayme Cortez, conta a história de Zezé, um garoto de oito anos de idade que leva uma vida muito modesta em um bairro periférico do Rio de Janeiro. Para se distrair, o menino costuma conversar por horas a fio com Xururuca, um pé de laranja lima que enfeita o quintal de sua casa. A obra, que já foi até adaptada para o cinema, ensina às crianças lições sobre a importância do afeto e os riscos que sua ausência pode causar ao desenvolvimento infantil. 

5) O Fantástico Mistério de Feiurinha (Editora Moderna, 2009) – Pedro Bandeira 

Fonte: Divulgação/Amazon

A história do livro gira em torno do desaparecimento de uma princesa chamada Feiurinha (que não é feia coisa nenhuma, diga-se de passagem). Seu sumiço promove um reencontro entre as principais princesas dos contos de fadas, que fazem tudo o que podem para descobrir o paradeiro da amiga. Além de possuir diálogos capazes de divertir as crianças, a obra também traz uma importante reflexão sobre o que, de fato, significa ser feliz para sempre. 

DICA BÔNUS 

O final feliz de Keuer (uma história 100% real) 

Engana-se quem pensa que princesas e finais felizes existem somente em livros ou filmes. Clicando aqui, você vai conhecer a história de Keuer, uma jovem que ficou sob os cuidados da Fundação Iniciativa durante 6 anos. Hoje, ela está de volta ao reino que a acolheu para ajudar uma nova geração de crianças e adolescentes. 

Por: Lais Pontin Matos

Compartilhar