Camada 1@0.5x_neg
5 dicas de filmes para adolescentes
Compartilhar

Na lista que preparamos estão clássicos como Clube dos Cinco e Meninas Malvadas 

A adolescência é uma fase que assinala a transição entre a infância e a vida adulta e, justamente por isso, costuma ser marcada por intensas mudanças físicas, sociais e mentais. Acontece que, às vezes, os indivíduos que passam pelas transformações decorrentes do período não conseguem lidar bem com elas. No post de hoje, separamos 5 dicas de filmes para adolescentes que precisam de uma ajudinha para entenderem, além de si mesmos, o mundo do qual fazem parte. 

Fonte: Divulgação/Pexels

1) Meninas Malvadas (2004)

Toda a educação que Cady Heron recebeu até chegar ao ensino médio foi providenciada por seus pais, que se formaram cientistas e moraram por muito tempo na África. Quando a família se muda para um subúrbio dos Estados Unidos, a adolescente passa a frequentar uma escola regular e é rapidamente apresentada às leis daquele ambiente estudantil. Sem querer, a jovem acaba se aproximando de um grupo de garotas extremamente populares e nada boazinhas. 

Produzido pela M.G. Films e pela Broadway Video e distribuído pela Paramount Pictures, o filme é baseado no livro Queen Bees and Wannabes, de Rosalind Wiseman, e evidencia a questão da rivalidade feminina, mostrando como, infelizmente, as mulheres (principalmente as adolescentes) competem umas com as outras e como rixinhas bobas podem afetar percepções individuais e coletivas. 

2) As Vantagens de Ser Invisível (2012)

A timidez exagerada do adolescente Charlie o impede de interagir com as pessoas da sua nova escola. A situação muda quando dois irmãos entram na vida do jovem e o fazem viver experiências inéditas. Acontece que, mesmo estando feliz, o garoto ainda guarda algumas mágoas do passado que se originam de um fato chocante. 

Produzido pela Mr. Mudd e distribuído pela Summit Entertainment, o filme é baseado no livro homônimo, escrito por Stephen Chbosky, e fala sobre amadurecimento, amor próprio e descobertas acerca da realidade do mundo. Trata-se de uma ótima dica de longa para quem, assim como o protagonista, deseja se autoconhecer! 

3) O Maravilhoso Agora (2013)

O adolescente Sutter não é exatamente o que se pode chamar de melhor aluno da turma, é frequentador assíduo de festas e, para completar, troca de namorada na mesma frequência com que troca de roupa. Quando, por uma feliz obra do destino, o jovem acorda ao lado de Aimee, uma garota solitária e fã de histórias em quadrinhos, sua vida começa a mudar para melhor. 

Produzido pela 21 Laps Entertainment e distribuído pela A24, o filme é baseado no livro homônimo, escrito por Tim Tharp, e nos faz refletir sobre os conflitos gerados pelo encontro de duas pessoas com personalidades muito diferentes. O longa é uma ótima dica para todo mundo que aprecia um bom romance! 

4) De Repente 30 (2004)

Em seu 13º aniversário, Jenna Rink faz um pedido inusitado: tornar-se adulta. Sua súplica é atendida e, em uma bela manhã de sol, a adolescente acorda no corpo de uma mulher de 30 anos de idade. Inicialmente, a jovem fica assustada com sua nova realidade, mas, depois, percebe que pode se acostumar perfeitamente a ser dona do próprio nariz. Os problemas começam quando a moça tenta reencontrar Matt, um amigo da época do colégio, e descobre que perdeu contato com ele já há algum tempo. 

Produzido por 4 companhias distintas (entre elas a Happy Madison Productions, fundada por Adam Sandler) e distribuído pela Columbia Pictures, o filme ensina que desfrutar de todas as fases da vida é importante e que viver de maneira apressada, aos trancos e barrancos, pode ser mais prejudicial do que se imagina. 

5) Clube dos Cinco (1985)

Cinco adolescentes do ensino médio (o popular, a patricinha, a esquisita, o nerd e o rebelde) cometem delitos no colégio em que estudam e são encaminhados à detenção. Como punição, os jovens precisam passar o sábado trancados na biblioteca da escola escrevendo redações a respeito do que pensam sobre si mesmos. Conforme o dia passa, os alunos vão se conhecendo melhor e ficando à vontade para trocarem confidências. 

Produzido pela A&M Films Channel Productions e distribuído pela Universal Pictures, o filme, que tem 89% de aprovação no site especializado Rotten Tomatoes, mostra que a vida vai muito além dos problemas enfrentados no ensino médio e que confiar cegamente em estereótipos nem sempre é uma boa. Fica a dica: se você ainda não descobriu de qual tribo faz parte, assista ao longa para entender porque o barato é se misturar com todo mundo! 

Você também pode gostar de:

Dicas de filmes para assistir com as crianças 

5 dicas de livros para crianças 

Por: Lais Pontin Matos

Compartilhar