Jovens que leem são criativos e conseguem se expressar melhor
Já foi comprovado cientificamente que jovens que leem são criativos e conseguem se expressar melhor. Além disso, o hábito da leitura pode estimular a imaginação, exercitar o cérebro e despertar o senso crítico e a flexibilidade analítica das pessoas que o praticam. No post de hoje, preparamos uma lista com 5 dicas de livros escritos para o público adolescente. Dê uma espiadinha em nossas indicações e não esqueça de nos contar com qual delas você mais se identificou, certo?
1) A Menina que Roubava Livros (Editora Intrínseca, 2013) – Markus Zusak
A obra, que foi um verdadeiro fenômeno de vendas na época de seu lançamento, explora os dramas vividos por Liesel Meminger durante a Segunda Guerra Mundial. A jovem passa seus dias perambulando pelas ruas da cidade fictícia de Molching e roubando livros que encontra por aí. Com a ajuda de seu pai adotivo, Hans, a menina aprende a ler e partilhar seus achados com amigos próximos, incluindo um judeu que vive clandestinamente em sua casa. A história da garota é contada pela perspectiva da Morte.
O livro escrito por Markus Zusak fez tanto sucesso que chegou a ser adaptado para o cinema. O fato é que, nas telonas ou em páginas de papel, as lições transmitidas pela obra (“faça o que você acredita estar certo”, “aproveite as oportunidades antes que seja tarde demais”, “entenda que as palavras têm poder”, entre outras) são capazes de provocar profundas reflexões nos adolescentes. A dica é cair de cabeça na história e aproveitar ao máximo tudo o que ela pode oferecer!
2) O Diário de Anne Frank (Editora Record, 1995) – Anne e Otto H. Frank e Mirjam Pressler
Quando a Holanda foi ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, as famílias Frank e Van Daans, ambas de origem judaica, tiveram de deixar suas casas para se hospedar no Anexo Secreto, um esconderijo localizado dentro de um edifício comercial de Amsterdã. Instalada na nova “residência”, Anne passou a relatar as experiências que vivia em um diário. Em 1945, a adolescente morreu de tifo em um campo de concentração. Seu pai, Otto, sobreviveu ao extermínio e, quando retornou ao sótão onde se escondeu por anos, acabou encontrando os escritos da filha. Para homenageá-la, decidiu que iria publicá-los em formato de livro.
O legado deixado por Anne Frank é muito bonito. Sua história, que também virou filme, mostra que devemos seguir cultivando nossos sonhos mesmo em tempos difíceis. O livro, considerado um símbolo da luta contra o ódio e a intolerância, ajuda os adolescentes a entenderem mais profunda e intimamente as consequências do nazismo.
3) Abaixo de Zero (Editora L&PM, 2012) – Bret Easton Ellis
Quando entra em férias da faculdade, o estudante Clay retorna à casa dos pais em Los Angeles para visitá-los. Durante sua estada em uma das cidades mais efervescentes dos Estados Unidos, o garoto reencontra alguns amigos da época do colégio e uma antiga namorada e, com a turma, começa a viver experiências que envolvem drogas, sexo, dinheiro e violência.
Descrito pelo jornal norte-americano USA Today como “o Apanhador no Campo de Centeio para a geração MTV”, o livro tece reflexões a respeito do vazio existencial que atinge jovens que vivem as turbulências da década de 1980. A obra aborda temas que, apesar de polêmicos e desconfortáveis, devem ser discutidos com adolescentes nascidos no século passado ou neste.
Fica a dica: Em 2011, Bret Easton Ellis lançou o livro Suítes Imperiais, que deu prosseguimento à trama ficcional de Abaixo de Zero. Na obra, os personagens, já adultos, têm de lidar com as consequências das experiências que viveram durante a juventude.
4) A Coragem de Ser Imperfeito: como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é (Editora Sextante, 2016) – Brené Brown
Escrito por uma professora e pesquisadora da Universidade de Houston, o livro fala sobre a importância de enfrentar as adversidades da vida com coragem e vigor. Brené Brown encoraja os leitores a não temerem riscos e incertezas, explicando que arriscar ainda é o melhor caminho para descobrir se uma situação é boa ou ruim.
Livros de auto-ajuda não costumam chamar a atenção dos adolescentes, embora haja consenso geral quanto ao fato de que muitos jovens podem acabar se beneficiando de leituras que os façam pensar em alternativas para resolver os próprios problemas. Obras do gênero também promovem o autoconhecimento e contribuem para quebrar paradigmas já pré-estabelecidos. Fica a dica, viu?
5) Os 7 Hábitos dos Adolescentes Altamente Eficazes (Editora BestSeller, 2020) – Sean Covey
O livro, baseado no best seller Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, escrito por Stephen R. Covey (sim, o pai de Sean!), reúne dicas que podem ajudar os adolescentes a elevar a auto-estima, lidar com inseguranças, tomar decisões importantes, resistir às pressões de determinados grupos sociais e conquistar seus objetivos.
Por meio de uma escrita inteligente e bem-humorada, a obra ensina a resgatar o prazer da união, da compreensão e da convivência. Além disso, também traz orientações a respeito de como mediar conflitos entre jovens e adultos, contribuindo para a construção de uma vida familiar harmoniosa.
Você também pode gostar de:
5 dicas de filmes para adolescentes
5 dicas de livros para crianças
Dicas de filmes para assistir com as crianças
Por: Lais Pontin Matos