Conheça dez curiosidades sobre a Fundação Iniciativa 
Compartilhar

Desde 1988, instituição acolhe crianças e adolescentes vítimas de negligência e/ou violência em Curitiba

No mês de maio, a Fundação Iniciativa completou 34 anos de existência. Em comemoração ao seu aniversário, preparamos um post com dez curiosidades a respeito da instituição. Lendo-as, com certeza você vai se surpreender! 

Fonte: Divulgação/Facebook

Como tudo começou 

1) A Fundação Iniciativa foi idealizada por jovens empresários que perceberam a necessidade de acolher e proteger institucionalmente crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar. O projeto nasceu oficialmente em 18 de maio de 1988 na cidade de Curitiba, no Paraná. Clique aqui para conhecer um pouco mais da história da instituição.

A instituição em números

2) Em atividade há 34 anos, a Fundação Iniciativa já conseguiu impactar mais de 600 pessoas, viabilizar mais de 40 adoções, promover mais de 100 retornos familiares e manter em funcionamento quatro casas lares e um Centro de Atividades.

Um por todos, todos por um 

3) A Fundação Iniciativa, que realiza cerca de 400 atendimentos por ano, mantém suas atividades com o auxílio da sociedade civil por meio de doações voluntárias e também com o trabalho de uma equipe técnica (composta de profissionais como assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais) que presta serviços nas áreas da saúde, da educação, do lazer e da cultura.

Como realizar contribuições financeiras

4) Para contribuir financeiramente com a Fundação Iniciativa, você ou sua empresa podem realizar, por exemplo, doações diretas (utilizando dinheiro em espécie, cheques ou até mesmo a conta de luz) ou online (via boletos ou cartões de crédito ou débito). Também mantemos uma loja virtual onde comercializamos canecas e calendários de mesa personalizadas. Dê uma olhadinha em nossos produtos e adquira já o seu!

Os benefícios de doar 

5) Realizando doações (sejam elas de caráter financeiro ou não) para as crianças e os adolescentes da Fundação Iniciativa, você exerce a solidariedade e ainda contribui para influenciar positivamente a história de muitas pessoas. Clique aqui para conferir quais são os benefícios de doar.

Fonte: Divulgação/Facebook

Projetos que fazem a diferença na vida de crianças e adolescentes 

6) Entre os projetos mantidos pela instituição, pode-se destacar, por exemplo, iniciativas culinárias (que auxiliam as crianças e os adolescentes a desenvolverem habilidades básicas na área da cozinha), atividades culturais (que contemplam, além da realização de passeios, palestras e festas comemorativas, visitas a espaços como museus, clubes, cinemas, parques de diversões e teatros) e ações educativas (responsáveis por ensinar os indivíduos a dialogarem, interagirem e negociarem com questões cotidianas).

A importância das metodologias inspirativas 

7) Os projetos desenvolvidos pela Fundação Iniciativa são pautados por metodologias inspirativas, empregadas para buscar a melhora gradativa da auto-estima, a evolução da aprendizagem escolar, o crescimento nutricional saudável e o resgate da sociabilidade de crianças e adolescentes.

O final feliz de Keuer 

8) Aos 5 anos, Keuer Maiara Sampaio dos Santos, hoje com 26, foi acolhida em uma das casas lares da Fundação Iniciativa. A menina permaneceu na residência por algum tempo, saiu e, curiosamente, retornou à instituição como funcionária. Clique aqui para saber mais sobre a trajetória da jovem.

Seja você também um voluntário 

9) Os voluntários da Fundação Iniciativa podem realizar atividades nas mais diversas áreas. Ana Paula, por exemplo, atua montando kits para datas especiais, captando doações e compartilhando campanhas. Clique aqui para descobrir como funciona uma experiência de voluntariado.

Cidadãos críticos, inventivos e preparados para lidar com as adversidades do mundo

10) De maneira geral, pode-se dizer que, além de amparar emocionalmente seus beneficiários, a Fundação Iniciativa também demonstra a preocupação de torná-los cidadãos críticos, inventivos e preparados para lidar com as adversidades do mundo.

Compartilhar