Confira abaixo algumas brincadeiras para fazer no conforto do seu lar e estimular um bom desenvolvimento nas crianças.
Se engana quem pensa que o ato de brincar está relacionado apenas ao lazer das crianças! As brincadeiras têm um papel importante no desenvolvimento infantil porque é por meio delas que os pequenos aprendem a se desenvolver de forma física, afetiva e cognitiva. Ou seja, o ato de brincar auxilia no processo de autonomia, criatividade e aprendizagem das crianças.
As brincadeiras ajudam as crianças a compreenderem o mundo a sua volta, testam suas habilidades, e provocam estímulos motores, auxiliando no processo de aprendizagem da linguagem. Também é por meio do brincar que os pequenos aprendem sobre regras, compartilhamento e cooperação, melhorando assim, suas relações sociais.
Estimular as crianças a brincar é uma das melhores formas de garantir a elas um desenvolvimento infantil bom e saudável. Por isso, neste post, trouxemos 7 opções de brincadeiras super fáceis e divertidas para fazer em casa e estimular um bom desenvolvimento nas crianças, ao mesmo tempo em que promovem um momento de muito lazer e diversão para elas. Vamos lá? 💚
1. Caça ao tesouro
Essa é, sem dúvidas, uma das brincadeiras mais divertidas para fazer com as crianças. Esconda alguns doces, brinquedos ou até mesmo um presente em locais aleatórios pela casa e deixe pistas para que a criança encontre e leia as dicas.
As dicas ajudarão a criança a encontrar o famoso tesouro. Essa é uma ótima atividade pois exercita a paciência, a concentração e a leitura dos pequenos.
2. Desenhos e pinturas
É bem difícil você encontrar uma criança que não goste de desenhar e pintar, não é mesmo? Esse é um exercício que, sem dúvidas, está entre as brincadeiras favoritas dos pequenos. Reúna folhas de papel em branco, alguns lápis coloridos, tintas guache e se possível, alguns pincéis e tudo pronto!
Deixe que os pequenos soltem a sua criatividade e se divirtam desenhando e pintando o que gostam. Ahhh também é possível fazer algumas pinturas diferentes e legais como as pinturas faciais, por exemplo.
O desenho e a pintura ajudam os pequenos a exporem seus sentimentos, ajudam no desenvolvimento cognitivo, e estimulam a criatividade e a coordenação motora das crianças.
3. Massinha de modelar
Que as crianças amam brincar de massinha, isso todo mundo já sabe! Mas você sabia que além de comprar a massinha pronta nos comércios também é possível fazer a sua própria massinha de modelar de forma caseira? É bem simples e fácil, além de também ser uma alternativa um pouco mais barata.
O legal é que de acordo com a idade da criança, você também pode chamá-la para te ajudar a produzir (mas é claro que isso deve ser feito sempre com a supervisão de um adulto responsável para evitar que nenhum tipo de acidente aconteça).
Além de ser uma atividade super divertida, a massinha de modelar é uma das brincadeiras que mais estimulam a habilidade motora, a criatividade e a concentração das crianças, apenas coisas boas, né? Então, é hora de dar play no vídeo abaixo para seguir o passo a passo dessa receita super fácil e colocar a criançada para pôr a mão na massa!
4. Acampamento dentro de casa
Se engana quem pensa que acampamentos só podem ser feitos fora de casa. Com simples utensílios como cadeiras, travesseiros e lençóis, você é capaz de montar um acampamento super divertido no conforto do seu lar. O ideal é que você convide as crianças a ajudarem você a montá-lo, pois, ao mesmo tempo em que se divertem montando, essa atitude também irá contribuir no processo de autonomia dos pequenos.
Uma boa opção é contar histórias enquanto vocês estão dentro da cabana. Comece a história e deixe que a criança dê continuidade ou aproveitem para lerem livros infantis juntos. O acampamento é uma ótima forma de desenvolver o hábito da leitura nas crianças de uma forma mais atrativa e divertida.
Assistindo ao vídeo abaixo, você vai aprender como fazer seu próprio acampamento de uma forma bem fácil e se divertir muito com a criançada!
Você também pode gostar de: 5 dicas de livros para crianças
5. Boia ou afunda?
Essa é uma daquelas brincadeiras maravilhosas em que as crianças aprendem brincando! O primeiro passo é explicar para a criança a diferença entre os conceitos: boiar e afundar.
Após isso, pegue um balde ou bacia com água e procure junto com a criança objetos pela casa que podem ser usados na brincadeira. Antes de colocarem os objetos na água, tentem descobrir se aquele objeto irá boiar ou afundar. Você pode usar os objetos um de cada vez ou testar colocar mais de um objeto ao mesmo tempo.
Além de ser uma atividade super divertida, essa é uma brincadeira que aguça a curiosidade das crianças, estimula o raciocínio e proporciona a elas uma exploração maior mediante aos objetos, podendo ter a oportunidade de se atentar mais às texturas, características e pesos dos mesmos.
6. Quem sou eu?
Essa é uma daquelas brincadeiras que, sem dúvidas, vai arrancar muitas risadas de todos que participarem. Se reúna em círculo com as crianças, corte alguns pedaços de papel e deixe que cada uma escreva o nome de algum animal, objeto ou profissão. Em seguida, as que escreveram no papel devem colá-lo na testa do colega que está sentado ao lado (sem que ele veja o que está escrito) e tudo pronto!
Após isso, as crianças devem fazer perguntas para os outros jogadores, por exemplo: a criança pode perguntar “eu sou um animal?” e os colegas só podem responder com “sim” ou “não”. E assim sucessivamente, até que todos possam perguntar, responder e descobrir quem são.
Esse é um ótimo exercício para despertar a curiosidade das crianças, estimular a criatividade e ampliar o vocabulário dos pequenos.
7. Luz, câmera, ação!
Atire a primeira pedra quem nunca sentiu vontade de experimentar alguma roupa ou sapato dos pais quando criança! Então, que tal juntar o útil ao agradável e se divertir com as crianças montando um desfile de moda?
Separe alguns sapatos, peças de roupas e acessórios divertidos e deixe que a criança monte seu próprio look. Esse também é um ótimo momento para fazer filmagens, tirar muitas fotos com os pequenos e colecionar memórias.
Além disso, uma simples brincadeira como o desfile de moda pode ajudar no processo de autoconfiança e autoestima da criança. Por isso, não deixe de vibrar e tecer elogios aos pequenos na hora do desfile.
Você também pode gostar de:
Por: Lucianny de Jesus Ribeiro Vieira.