Seguindo-as, você vai evitar estresse e aquela correria de última hora
O leão está dormindo, mas logo, logo estará rugindo (RAAAAWR)! Pois é, meus amigos, o imposto de renda nos aguarda, mas sua declaração não precisa ser sinônimo de estresse, erros ou dor de cabeça. O post de hoje é especial: nele, elencamos três dicas que irão ajudar você a declarar o tributo de maneira eficiente e tranquila. Esperamos que esteja animado para aprender como vivenciar esse processo sem receio e nenhum tipo de desconforto!
Dica nº 01: Faça a declaração do imposto de renda dentro do prazo estipulado pela Receita Federal
Todos os anos a Receita Federal estipula um prazo para que os indivíduos realizem a declaração do imposto de renda. Normalmente, é possível declarar o tributo entre março e abril. O atraso na entrega das informações resulta em uma multa de 1% ao mês sobre o encargo cobrado (mas que, no entanto, limita-se a 20% dele). O valor mínimo a ser pago é de R$ 165,74.
A multa começa a ser contabilizada no dia seguinte ao fim do prazo (e é encerrada no ato do pagamento ou quando a Receita Federal emite um ofício sinalizando a pendência aos devedores).
A partir de então, os contribuintes têm um mês para quitarem o valor. Após esse período, há o acréscimo de juros de mora que variam de acordo com a taxa Selic.
Pessoas que podem solicitar a restituição do imposto de renda devem ficar ainda mais atentas, pois, se não efetuarem o pagamento do tributo dentro do prazo estabelecido, terão o valor da multa e os juros descontados do montante que irão receber. Para evitar problemas desnecessários com a Receita Federal, a dica é simples: faça a sua declaração no tempo determinado pelo órgão!
Dica nº 02: Procure esclarecer suas dúvidas com o máximo de antecedência possível
Sabemos que declarar o imposto de renda pode ser uma tarefa complexa para quem não está familiarizado com ela. Se você vai fazer a declaração pela primeira vez, sugerimos que procure com certa antecedência, informações que consigam te ajudar a realizar todos os trâmites de forma segura e tranquila.
Já publicamos aqui no blog algumas matérias que abordam o tema imposto de renda. Uma boa dica é dar uma olhadinha em nosso material (links abaixo) para entender mais a respeito das especificidades do tributo e como destinar parte dele à determinadas instituições sociais (sim, isso é possível e um faz bem danado ao coração da gente, viu?).
Imposto de renda: o que é e como declarar?
Se, mesmo lendo as matérias que escrevemos, você acredita que precisa de um tipo de orientação mais especializada, vale a pena procurar um contador da sua confiança que tenha na ponta da língua as respostas para todos os seus questionamentos. Converse com o profissional, exponha suas dúvidas e, caso ache pertinente, deixe que ele faça a declaração do seu imposto de renda e lhe mantenha devidamente informado sobre o andamento do processo.
Dica nº 03: Tome cuidado para não cair na malha fina
É batata: se a Receita Federal analisar as informações mencionadas no seu imposto de renda e julgar que elas são inconsistentes, você vai acabar caindo na malha fina e sua declaração ficará retida. Justamente para fugir desse tipo de transtorno, deve-se preencher o documento com atenção, evitando apresentar valores e dados cadastrais incorretos, omitir rendimentos e cometer fraudes.
Muita gente só percebe que caiu na malha fina quando não recebe a restituição do último imposto de renda declarado. A situação pode gerar inúmeros problemas à vida do contribuinte, impedindo-o de, por exemplo, assumir cargos públicos, emitir ou atualizar o passaporte, realizar empréstimos e financiamentos e abrir contas bancárias. Também há a cobrança de multas e o risco de ser denunciado por crimes de sonegação fiscal.
Para sair da malha fina e ficar em dia com a Receita Federal, é preciso preencher uma declaração de retificação do imposto de renda e, em determinados casos, apresentar ao Fisco documentos que comprovem a inexistência de pendências tributárias. A análise de restituição é feita por agentes do governo dentro de um prazo máximo de 5 anos (contados a partir da data de entrega da declaração corrigida).
Entre em contato com a gente para nos ajudar
Agora que você já sabe que é possível doar parte do seu imposto de renda para instituições sociais, que tal contribuir financeiramente com a Fundação Iniciativa? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (41) 99292-8775 e descubra como ajudar crianças e adolescentes em situação de risco.
Por: Lais Pontin Matos