Camada 1@0.5x_neg

Posso doar meu Imposto Renda, mas porque eu deveria fazer isso?

É possível doar até 3% do Imposto de Renda devido para a Fundação Iniciativa. A doação vai diretamente para nossa missão de cuidar integralmente de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por violência ou negligência. Seu dinheiro vai ar conta das 4 casas-lares, além de proporcionar passeios, alimentação, educação e tudo o que a infância merece.  Mas atualmente, temos um projetinho do coração: podemos chamar de “projeto van”.

Vou doar parte do imposto devido. O que é isso?

Só posso doar através de formulário completo. O que é isso?

Existem duas formas de declarar seus rendimentos: através de formulário simplificado e através de formulário completo. A diferença não é só de complexidade, viu? Na declaração simplificada, você vai receber um desconto de 20% no imposto a pagar. Já na declaração completa, você informa todas as suas despesas dedutíveis, que podem ser:

  •  
    • Despesas médicas;
    • Despesas com instrução;
    • Despesas com dependentes;
    • Contribuição com a previdência oficial (“INSS”);
    • Contribuição para previdência complementar;
    • Pagamento de pensão alimentícia.
    • Livro-caixa;

Enquanto a declaração simplificada é indicada para quem possui poucas chances de desconto na declaração ou uma fonte única de renda, a declaração completa é indicada para quem tem mais despesas como as listadas acima pra declarar. No entanto, para exercer a solidariedade e fazer uma doação para a Fundação Iniciativa, só é permitida uma opção: a declaração completa.

Como faço pra declarar meu Imposto de Renda?


Clique aqui e você será redirecionado para a página oficial da Receita Federal. Lá, você vai baixar o software oficial do Imposto de Renda, que é por onde será feita toda a sua declaração. Ah, lembrando que você precisa ter conta na plataforma gov.br.

Após baixar o programa e se conectar na sua conta gov.br, você clica na aba “nova”, depois em “iniciar declaração em branco”, digita seu CPF e clica em ok.

Depois de digitar seu CPF, o nome aparece automaticamente. Ao clicar em ok, você é redirecionado para a página com os formulários para preencher. Ela é assim:

Já preenchi a declaração, como faço pra doar?

1 - Preencher formulário de doação

Depois de descer a barra de rolagem, você vai encontrar a opção “Doações diretamente na declaração”. É só clicar nela:

Depois de clicar ali, a tela muda. Geralmente é a aba “Criança e Adolescente”, que é a que nos interessa aqui, que vem aberta, mas vale a pena conferir. Estando na aba “Criança e Adolescente”, clique em “novo”.

Agora é hora de destinar a doação para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba. Na tela que vai abrir, clique primeiro em Municipal:

Beleza, você já informou ao programa que quer destinar sua doação a um fundo municipal de direitos da criança e adolescente. Mas qual? Primeiro, vamos informar que este fundo pertence ao estado do Paraná. Basta selecionar a caixinha e rolar até encontrar o estado:

Agora vem o desafio de encontrar Curitiba na lista de Municípios:

Agora a doação será destinada para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança de Curitiba. Ok, mas quanto vou doar? É isso que você precisa informar ao programa. Pra te ajudar, ele te informa, ali no cantinho direito, o valor máximo que você pode doar:

Depois de digitar o valor, não esqueça de clicar em ok. Depois de clicar em ok, vai aparecer uma tela com o resumo do que você acabou de preencher. Lembra daquela aba “Criança e Adolescente”? Pois é, agora ela não estará mais em branco:

2 - Imprimir e pagar o boleto (DARF)

Agora é hora de ir lá no cantinho esquerdo de novo e rolar bastante a barra de rolagem até chegar no campo “Imprimir”

É hora de informar ao programa o que você quer imprimir. Clique em “Darf – Doações diretamente na declaração – ECA”:

Vai abrir uma janelinha com seu nome e CPF em uma lista. Clica bem em cima dessa linha:

Com a opção selecionada, clique em “imprimir” e depois em “ok”:

E pronto. Vai abrir o seu DARF (boleto) na tela. Basta imprimir e pagar. Mas espera que não acaba por aí.

3 - Direcionar doação para a fundação iniciativa

Você fez uma doação para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba. Como garantir que a doação vai chegar aqui na Fundação Iniciativa. Basta mandar um e-mail para [email protected]. Vou deixar aqui um modelinho do que você precisa escrever no e-mail, é só copiar e colar. Ah, não esqueça: você precisa anexar, neste mesmo e-mail, o DARF e o comprovante de pagamento.

 

 

Assunto: Doação de IRPF

Olá, Fundação Iniciativa.

Eu, [Nome completo], CPF [número do CPF], Endereço [endereço completo] e telefone [número de telefone], DECLARO , conforme os documentos anexos, que doei, através da minha declaração de imposto de renda, o valor de R$ [valor] para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba-PR. CNPJ 12.003.012/0001-59 , e que desejo que esse valor seja integralmente direcionado à Fundação Iniciativa, CNPJ 81.173.320/0001-45, com endereço sede na Rua Syrth Requião Pereira, 58 Curitiba. Paraná . Brasil . CEP 81570260.

Atenciosamente,

[Nome completo]