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Nossos Projetos
INICIATIVA
EM ACOLHER
SOPRAR
CONHECIMENTO
INICIATIVA
CULINÁRIA
SERVIÇO
SOCIAL
EDUCAÇÃO
SAÚDE
LAZER E CULTURA
Inclusão social
Socialização
Descoberta de talentos
Bem estar integral
COMO NOSSOS
PROJETOS AJUDAM?

O acolhimento institucional é um espaço de formação dúbio que tanto pode possibilitar aos acolhidos institucionalmente o desenvolvimento da submissão, da dependência e da insegurança; como o da iniciativa, da responsabilidade, da criticidade e da autonomia. Um dos principais fatores determinantes para seus resultados é a METODOLOGIA INSPIRATIVA destes espaços. Neste contexto, não há como negar que o processo de reordenamento institucional das casas lares da Fundação Iniciativa é primoroso, pois perpassa pela via de uma abordagem multidisciplinar do Serviço Social, da Psicologia, da Pedagogia e da Terapia Ocupacional, onde as Artes podem ser o fio condutor, pois uma sociedade se faz de sujeitos capazes e não de objetos de cuidado.

É verificada periodicamente as condições de moradia das crianças, por meio da visita de equipe técnica em manutenção predial. A imagem e a identidade da criança em acolhimento institucional é preservada por meio de restrição de visitas nas casas lares por parte das famílias biológicas (as visitas são realizadas no “Centro de Atividades” da Fundação).

RELATÓRIO DE ATIVIDADES
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Soprar Conhecimento

O projeto “Soprar Conhecimento” possibilita / oferece o aprendizado técnico e artístico, resultando no bem estar de crianças e adolescentes e possivelmente, um bom retorno às famílias, biológicas, extensivas ou à sociedade. O objetivo é executar atividades multidisciplinares psicológicas e pedagógicas por meio da arte que subsidiem a criança e o adolescente para aprenderem a dialogar, interagir e negociar com o cotidiano, ajudando-os a conquistar cidadania, a desenvolver criatividade e inventividade.

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Estimular
habilidades,
talentos e
potencialidades
Valorizar
novos hábitos,
sabores e
saberes
Desenvolver
sensibilidade
sensorial no
preparar receitas
Estimular o
raciocínio e a
responsabilidade
INICIATIVA CULINÁRIA

É um projeto que visa associar de forma interativa e participativa a produção de alimentos por meio de oficinas teóricas e práticas que trabalham o desenvolvimento e a autonomia de crianças e adolescentes em contato com habilidades e competências básicas para a área da cozinha. O alimento servirá, portanto, como instrumento teórico-prático facilitador do despertar da curiosidade para o aprendizado, motivando a criatividade como um dos impulsos da produção do conhecimento e da compreensão das habilidades.

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SERVIÇO SOCIAL

O serviço social efetiva o acolhimento institucional da criança do momento de chegada até o momento de inclusão em casa lar permanente. Este acompanhamento é realizado junto à equipe técnica da instituição. Cada criança em situação de acolhimento tem o estudo de caso realizado por meio dos instrumentos técnicos operativos do serviço social (visitas domiciliares, reuniões com a equipe técnica, reuniões técnicas com a Vara da Infância). A Assistente Social também orienta a família biológica dos direitos sócios-assistenciais, presta encaminhamento aos recursos da comunidade, informação de benefícios e serviços governamentais, articula continuamente a rede de proteção dos direitos da criança e insere as famílias em projetos sociais.

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Acompanhamento
com pediatra,
regularização de vacinação
Encaminhamento
para Especialistas,
que forem necessários
Tratamento
e cuidados
odontológicos
Estimular novos
hábitos de higiene
e alimentação
SAÚDE

As crianças e adolescentes são inseridos e acompanhados na rede pública de saúde e cadastradas na unidade de saúde para que seja feito uma consulta avaliativa e solicitação dos exames necessários. A avaliação das crianças que precisam de encaminhamento para terapias se dará pela observação do comportamento da criança em seu ambiente de convívio das casas lares e por indicação da escola, bem como através do histórico da criança. Este encaminhamento será feito pelo contato com profissionais que atuem em parceria e será feito um acompanhamento por meio de contatos telefônicos bem como entrevistas e devolutivas com o profissional, verificando e repassando informações relevantes concernentes ao processo evolutivo da criança.

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EDUCAÇÃO

A criança e o adolescente acolhidos são inseridos na rede pública de ensino, por transferência institucional ou nova matrícula escolar pela respectiva idade e série. A Pedagoga acompanha o desenvolvimento escolar por meio de reuniões com as “cuidadoras residentes” e a equipe pedagógica da escola fazendo o registro em fichas individuais das crianças. A partir da verificação das dificuldades encontradas proporcionarem reforço escolar com atividades de nivelamento dependendo da necessidade de cada criança.

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Conhecendo
a cidade: parques,
museus, praças, etc.
Incentivo à cultura: Cinema,
teatros e clubes
Programação especial
de férias: praia e campo
Festas comemorativas
e festas de aniversário
individuais
LAZER E CULTURA

São desenvolvidas atividades de incentivo à cultura, ao esporte, ao lazer e à cidadania por meio de visitas a museus, projetos ambientais, apresentações culturais e esportivas. Oportuniza-se a rede de voluntários para atividades de educação, lazer e cultura por meio de realização de festas comemorativas, passeios e palestras. Realizam-se atividades de interação entre as crianças e a comunidade local por meio de inserção em projetos sociais, atividades lúdicas e recreativas e participação em atividades religiosas.
Passeios culturais – Conhecendo a cidade: Serão promovidos ao longo do ano diversos passeios culturais pela cidade, tais como: visitas a museus, clubes, zoológico, cinemas, parques de diversões, teatros e parques ecológicos de Curitiba.

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(41) 3019-7614
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Rua Syrth Requião Pereira, 58 Curitiba. Paraná . Brasil . CEP 81570260
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Soprar Conhecimento

OFICINAS de Educação Musical. A música tem um papel importantíssimo no processo de formação de um indivíduo. Musicalizar é dar, ao indivíduo, as ferramentas básicas para a compreensão e utilização da linguagem. Integrada ao profissional de psicologia, a musicoterapia facilita o relacionamento, a expressão, a organização, a aprendizagem, a mobilização e o relaxamento. Desenvolve capacidades e/ou restaura funções da pessoa, para promover a sua qualidade de vida.

OFICINAS de Arte, Comunicação e Cultura. A arte e a cultura já são reconhecidas pela educação global como importantes fontes de conhecimento, expressão e desenvolvimento da criança e do adolescente.A utilização da arte como ferramenta de aprendizado pode ser realizada de diferentes formas que vão da música à pintura, sendo possível oferecer ao aluno diversos caminhos para ao aprendizado e expressão.

Em cenários de vulnerabilidade e risco social e arte é uma importante aliada na transformação social do indivíduo, pois serve como um canal de acesso e comunicação com o público e faz bem para a saúde do corpo e da mente. A arte colabora com o desenvolvimento, interpretação, imaginação, raciocínio, comunicação entre outros pontos.

OFICINAS de Psicopedagogia que aproveitam as atividades da oficina de artes, com o objetivo de investir em cada criança e adolescente na capacidade de construir um novo projeto de vida, com mais atuação e autonomia.

OFICINAS Profissionalizantes que resgatam autoestima e proporcionam autonomia: Informática, Design Gráfico e Estamparia.

Iniciativa culinária

Oficinas lúdicas gastronômicas direcionadas com o intuito de despertar o gosto pela aprendizagem, associando de forma interativa e participativa à produção de alimentos e a nutrição. Por meio de uma ampliação em seu repertório culinário, cultural, social e sensorial, o alimento serve para estimular a aprendizagem em diferentes aspectos. Através do projeto, as crianças podem se desenvolver e minimizar os efeitos da defasagem educacional e social que a maioria carrega, oriundos de seu processo de exclusão, violência e discriminação social.

Oficinas de aulas teóricas-práticas para as cuidadoras (Mães Sociais), visando a oportunidade de aprender novas receitas, tendo uma relação direta com os alimentos. Além disso, são oferecidos conhecimentos voltados à conservação de produtos e higiene.

Serviço Social
  • Realiza encaminhamento, discussão e planejamento conjunto com outros atores da rede de serviços e do SGD das intervenções necessárias ao acompanhamento das crianças e adolescentes e suas famílias
  • Organiza as informações das crianças e adolescentes e respectivas famílias, na forma de prontuário individual
  • Elabora encaminhamento e discussão com autoridade judiciária e Ministério Público de relatórios semestrais sobre a situação de cada criança e adolescente apontando:
    • possibilidades de reintegração familiar;
    • necessidade de aplicação de novas medidas;
    • quando esgotados os recursos de manutenção na família de origem, a necessidade de encaminhamento para adoção;
Saúde

As orientações a respeito das atividades da vida diária são abordadas por meio de palestras educativas, dinâmicas de grupo, orientações diretas individuais com treinamento de habilidades quando necessário e vivências.  Estão incluídas nesses processos as atividades: arrumar-se, higiene oral, banho de chuveiro, higiene no vaso sanitário, cuidado com aparelhos pessoais, vestir-se, alimentação e refeições, rotina de medicação, manutenção da saúde, socialização, comunicação funcional, mobilidade funcional, mobilidade na comunidade, resposta de emergência e expressão sexual.

Também existe uma atenção especial a questões odontológicas. No Brasil, em 2018, quase 27% das crianças de 18 a 36 meses apresentaram pelo menos um dente decíduo com cárie, e a proporção chegou a quase 60% na faixa de 5 anos. Na dentição permanente, quase 70% das crianças de 12 anos e cerca de 90% dos adolescentes (15 a 19 anos) apresentaram ao menos um dente com experiência de cárie. Entre as conclusões, a análise apontou a carência que a população de baixa renda têm em relação ao tratamento odontológico e as noções de cuidados bucais.

Muitas crianças e adolescentes, ao serem acolhidas na fundação, apresentam-se debilitadas fisicamente, fracas, desnutridas ou anêmicas, devido à negligência ou abandono familiar. Estas situações ferem o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante direitos básicos, principalmente de acesso regular e permanente à nutrição de alimentos de qualidade, em quantidade suficiente para uma vida saudável. Objetiva-se a melhora nutricional de crianças usuárias do sistema integral, através de uma alimentação mais saudável, equilibrada e saborosa.

Educação

A criança e o adolescente acolhidos são inseridos na rede pública de ensino, por transferência institucional ou nova matrícula escolar pela respectiva idade e série. A Pedagoga acompanha o desenvolvimento escolar por meio de reuniões com as “cuidadoras residentes” e a equipe pedagógica da escola fazendo o registro em fichas individuais das crianças. A partir da verificação das dificuldades encontradas proporcionarem reforço escolar com atividades de nivelamento dependendo da necessidade de cada criança.

As “cuidadoras residentes” acompanham diariamente as tarefas escolares e contam com o suporte técnico dado pela pedagoga e com a orientação a respeito das atividades de pesquisa. A inserção da criança em projeto de contraturno escolar é feita conforme a idade da criança e aptidões apresentadas. São programadas atividades que orientem a segurança alimentar e que desperte a conscientização ambiental realizando palestras e atividades externas que possibilitem este aprendizado.

Lazer e cultura

Percebemos a exemplo, a interface estabelecida entre a política social de assistência à criança e ao adolescente e o lazer quando, no artigo 227 da CF/1988, atribui ser dever da família, da sociedade e do Estado, garantir esses direitos e outros mais, à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, sendo estas atribuições reforçadas no ECA e pela Convenção Mundial sobre os Direitos da Criança:

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária (ECA, 1990, art., 4º. p.1)

São desenvolvidas atividades de incentivo à cultura, ao esporte, ao lazer e à cidadania por meio de visitas a museus, projetos ambientais, apresentações culturais e esportivas. Oportuniza-se a rede de voluntários para atividades de educação, lazer e cultura por meio de realização de festas comemorativas, passeios e palestras. Realizam-se atividades de interação entre as crianças e a comunidade local por meio de inserção em projetos sociais, atividades lúdicas e recreativas e participação em atividades religiosas.

Passeios culturais – Conhecendo a cidade: Serão promovidos ao longo do ano diversos passeios culturais pela cidade, tais como: visitas a museus, clubes, zoológico, cinemas, parques de diversões, teatros e parques ecológicos de Curitiba.