Acolhidos da Iniciativa conquistam vitórias no Skate
Compartilhar

Atletas conquistaram 1º lugar no amador e 2º lugar no mirim do Circuito Paranaense de Skate

Momento de Festa: Treinador Lucas Koaski, M., L. e Ramon Villalba, da Bliza Skateshop, comemoram as conquitas no Circuito Paranaense de Skate, em Guarapuava-PR. Os Patrocínios ajudam a Fundação Iniciativa  na promoção de experiências incríveis para crianças e adolescentes. / Foto: Fundação Iniciativa
Momento de Festa: Treinador Lucas Koaski, M., L. e Ramon Villalba, da Bliza Skateshop, comemoram as conquistas no Circuito Paranaense de Skate, em Guarapuava-PR. Os Patrocínios ajudam a Fundação Iniciativa na promoção de experiências incríveis para crianças e adolescentes. / Foto: Fundação Iniciativa

O mês de agosto foi de muito orgulho para nós da  Fundação Iniciativa, mais especificamente no dia 14 de agosto de 2002, em Guarapuava – PR.. Dois de nossos acolhidos, a M., 15, e o L., 11, conquistaram o pódio no Circuito Paranaense de Skate Amador graças ao seu talento, esforço e ao patrocínio da Bliza Skateshop.

A conquista vem de uma evolução contínua nos resultados. No ano passado, por exemplo, M. e L. disputaram os Campeonatos Paranaense e Brasileiro de Skate, cada um em suas categorias. M. ficou em 6º lugar no paranaense, em Cascavel e em 3º lugar no brasileiro, em São Paulo. Assim como M., L. também teve suas conquistas, ficando em 6º lugar no Campeonato Brasileiro, em Lauro de Freitas, Bahia, e conseguindo o 2º lugar no Paranaense, em Cascavel, Paraná.

Histórico de superação no skate

Nossos atletas contam que tudo começou de maneira bem natural, andando por diversão mesmo. Foi do treinador, Lucas Koaski, que veio o impulso para ir mais além. Ele percebeu que os adolescentes pediam skates emprestados para outros meninos a fim de praticarem o esporte. Com 17 anos de experiência, Koaski percebeu ali dois talentos em potencial, e então levou a história para a Bliza. Logo após a conversa, começou a parceria através do patrocíniode skates até taxas de inscrição, locomoção e hospedagem para campeonatos em outros municípios e estados.

O Ramon, proprietário da Bliza, conversou conosco e comentou sobre a importância do esporte como ferramenta de inclusão social. Além disso, enfatizou a sua felicidade com os resultados dos nossos acolhidos. Os atletas transpiram esperança nas falas ao pontuarem,as vitórias em Guarapuava como oportunidade para participação em outras competições, como por exemplo o Skate Total Urbe, referência nacional e mundial.

Os irmãos se dizem orgulhosos um do outro. Questionada se esperava que L. conseguisse chegar ao segundo lugar, M. não teve dúvida: “até ao primeiro”. Ao olharmos para a prática do skate como um esporte e visualizamos a função social,  Vanessa Rodrigues Mendes, nossa assistente social, destaca alguns benefícios das práticas esportivas para a criança e o adolescente:

  • Melhora da autoestima;
  • Estímulo à solidariedade;
  • Cultivo do respeito ao próximo;
  • Incentivo à tolerância, disciplina e capacidade de liderança;
  • Contribuição à socialização dos sujeitos;

“A premiação vem para engajar mais ainda a adolescente em seu objetivo de vida. Além disso, as premiações ao logo de sua vida virão para fortalecer o senso de pertencimento à sociedade.”

Vanessa Rodrigues Mendes, Assistente Social da Fundação Iniciativa

A importância de doar

Em conclusão, vemos a importância das doações para a promoção de momentos como este. Afinal, eram dois adolescentes andando de skate e que agora são considerados campeões não só na vida, mas também no esporte que praticam. Pela iniciativa e incentivo de algumas pessoas, nossos adolescentes puderam demonstrar os talentos que estavam escondidos. 

Sabendo da transformação que as doações podem causar na vida dos nossos acolhidos, é que convidamos você que está lendo esse texto a participar ativamente da vida da Fundação Iniciativa, através de seu carinho e do melhor que tem a oferecer para nossos acolhidos.

Compartilhar