Promovida pelo SENAC, capacitação abordou práticas de higienização, culinária saudável e reaproveitamento de alimentos
As 7 cuidadoras residentes da Fundação Iniciativa participaram de um curso de capacitação em sustentabilidade aplicada à culinária. As aulas começaram na segunda, dia 1º, e vão até sexta-feira, 5, na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional – Fazenda Urbana.
Ministrada pelo SENAC, a capacitação teve carga horária de 20 horas. Dentre os conteúdos abordados, tivemos o uso de equipamentos de proteção individuais, princípios da sustentabilidade, seleção de fornecedores e de alimentos, reaproveitamento de alimentos e controle de estoque.
Preocupada em entrar na luta contra a obesidade no Brasil, a Fundação Iniciativa integra a alimentação saudável ao projeto Oficina de Culinária II. O projeto capacita a equipe para oferecer aos acolhidos uma alimentação mais saudável, higiênica e saborosa. A preocupação está alinhada com as orientações dos órgãos públicos, no sentido de promover estratégias de aproveitamento integral de frutas e verduras, controle de qualidade e prazos de validade. A Cuidadora residente Deborah Pepo, conta sobre seus aprendizados durante a capacitação:
A assistente social Thaiza Hernandez Moreira, coordenadora técnica da Fundação Iniciativa, explica que as cuidadoras residentes passam por capacitação semestralmente. Isso ocorre porque a instituição entende que as crianças merecem um cuidado de excelência.
Além do olhar para a saúde, a formação capacita as cuidadoras para um olhar mais atento para com o meio ambiente, através de preparo para o uso consciente de água e energia elétrica. Assim, os aprendizados conciliam sustentabilidade e saúde nas condutas na cozinha. Como instituição voltada para a proteção integral dos acolhidos, é dever da Fundação Iniciativa zelar pela saúde dos mesmos.